Você já se sentiu desanimado ou desmotivado no trabalho? Muitos profissionais passam por isso, seja por pressão, falta de ânimo, ou até mesmo por falta de tempo. O excesso de trabalho, ou a falta de um objetivo profissional, podem desmotivar e desanimar qualquer pessoa. O bom é que pequenas mudanças diárias podem ajudar na sua jornada profissional. Separamos 6 pequenas atitudes para você adotar no dia a dia, que irão te ajudar a ser um profissional melhor. Vamos lá?
Tenha um planejamento de carreira
O que você pretende
consquitar? Que tipo de função deseja executar? Será que você sabe o que
realmente quer? Muitos profissionais desanimam por não saberem de verdade o que
querem, ou por mudarem constantemente seus objetivos. É normal que isso
aconteça, então o ideal é buscar informação e ajuda se necessário. Pesquise e
identifique quais suas metas, para então definir qual o melhor caminho para
alcançá-las.
Leia muito
Todos já sabem da importância
de leitura, mas se você deseja melhorar alguma habilidade sua, leia muito sobre
o assunto. Se você deseja ser mais proativo, mais focado ou ter mais confiança,
busque informação e tente entender como melhorar esses aspectos da sua vida
profissional. Com conhecimento é possível ir muito mais longe.
Faça uma lista de coisas feitas
Faça uma lista das
coisas que você já fez no final do seu dia, ao invés de apenas anotar aquilo
que falta. Lembrar de todas as coisas que você conseguiu fazer vai te deixar
animado, confiante e mais satisfeito. Se fez pouco, relaxe, e prepare-se para
fazer muito mais no dia seguinte.
Seja proativo
A importância de ser
proativo no ambiente profissional. Pergunte, converse, interaja, e veja se
você pode ajudar quando for necessário. Ser proativo é ter interesse, ser
determinado e buscar aprender coisas novas e ajudar sempre que possível. Além
disso, ao aprender coisas novas, você mantém o seu cérebro ativo, e seus dias
serão muito melhores e mais produtivos.
Libere sua criatividade
Se novas ideias ou
perspectivas aparecerem, não fique com medo de compartilhá-las. Faça sugestões
e não tenha medo de conversar. Lembre-se de que o máximo que você vai ouvir é
um “não agora” ou “acredito que não irá funcionar”. Mas ser criativo é uma
característica muito importante no mercado de trabalho, então valorize ideias e
pensamentos novos.
Mantenha distância de tudo que possa lhe prejudicar
Sabia que pessoas
negativas podem estar tirando a sua motivação e felicidade no trabalho? Pessoas
que não estão comprometidas passam mais tempo conversando sobre assuntos
pessoais ou reclamando. Evite ficar perto de quem fala dos outros: isso só
mostra que a pessoa também deve falar de você na sua ausência. Cerque-se de
pessoas positivas, que possam te agregar coisas boas.
Que tal começar agora
mesmo? Tenho certeza que seguindo essas dicas você conseguirá se tornar um
profissional muito melhor!