Os bancários ficaram apreensivos após o Bradesco
anunciar o fechamento 200 agencias em todo o país. O maior medo é com a
possibilidade de perda de emprego.
Imediatamente após a notícia, o movimento sindical
procurou o banco para tratar do assunto.
“Nos reunimos com o departamento de Relações
Sindicais do Bradesco que nos informou que se trata de um estudo, uma vez que,
com a aquisição do HSBC, passaram a coexistir duas, e até três agências muito
próximas. O banco também disse que não tem a intenção de demitir funcionários,
mas realocá-los em agências próximas que estão com déficit de pessoal.
O banco também afirmou que o “banco digital” não
vai substituir as agências físicas, visto que grande parte da população prefere
o atendimento pessoal dos bancários.
Aumento das receitas
Outro motivo de preocupação do movimento sindical é com o aumento do assédio
moral por meio das práticas de cobrança de metas. O banco pretende aumentar a
receita com a venda de produtos aos clientes. Atualmente, a média de produtos
adquiridos por clientes é de 1,6. A meta é chegar à média de 2 produtos por
cliente.
O banco alega que tem um departamento que faz um
estudo para determinar metas possíveis de serem alcançadas, sem abusos. Disse
ainda que, se houver excessos na cobrança de metas é devido à má postura de
gestores. “Vamos acompanhar todo o processo, desde o estudo até a implantação
do projeto. Se houver excesso nas cobranças, demissões, ameaças vamos denunciar
e tomaremos as medidas cabíveis”.