Ok, é claro que ás vezes
a preguiça aparece, principalmente quando é preciso acordar muito cedo para o
trabalho. Mas muitas vezes o problema vai muito além da preguiça. Estamos
falando da desmotivação profissional, ou seja, a falta de motivação para
trabalhar e crescer profissionalmente.
Existem diversos fatores que podem levar o
profissional à desmotivação, como a falta de reconhecimento, excesso de
cobranças, acúmulo de tarefas, metas inalcançáveis e muito mais. Em alguns
casos, a solução é que a empresa reverta a situação. Porém, em outros, isso
depende do próprio funcionário.
Para evitar que
isso aconteça, separamos algumas dicas que podem fazer com que você se sinta
mais motivado! Vamos lá?
Você já fez uma
análise dos seus pontos positivos e negativos? Sabe identificar o que precisa
melhorar e o que precisa apenas valorizar? Conheça e entenda melhor os seus
medos e suas inseguranças. É preciso conhecer a si mesmo para entender se o
cargo e a função que você exerce estão de acordo com o seu perfil profissional.
Analise se você gosta do que faz, ou se não está no lugar onde gostaria. Talvez
você seja um ótimo profissional, porém está atuando numa área onde seu talento
não é explorado da melhor maneira.
Ter uma plano de
carreira é fundamental se você deseja crescer profissionalmente. Faça uma
análise sobre o seu potencial, suas limitações e suas expectativas para o
futuro. Se imagine daqui a dois anos ou mais, dependendo do que você deseja
alcançar. Após isso, comece a planejar o passo a passo para alcançar o seu
objetivo. Você pode utilizar o plano de carreira para tentar uma promoção,
mudar de setor ou até de empresa.
Caso o seu plano
de carreira envolva uma mudança de setor, de empresa ou até conseguir uma
promoção, a melhor dica que podemos lhe dar é: estude, se atualize e busque por
qualificação profissional! Quanto mais você estudar, se dedicar, e mais
conhecimento tiver, mais chances você terá que alcançar esses objetivos.
Estudar e aprender coisas novas constantemente ajuda a manter o cérebro jovem,
e dá a ele novas opções para executar suas tarefas, ou seja, mais criatividade
para resolver problemas e encontrar soluções e ideias!
Sim, estamos
falando de trabalho e carreira, mas será que você não está desmotivado porque
só consegue pensar nisso? Ter um tempo para você é muito importante para o seu
crescimento profissional. Afinal, ninguém consegue viver só de trabalho, certo?
É preciso se dedicar também à sua saúde, seus hobbies, sua famÃlia e amigos.
Saiba equilibrar a sua rotina pessoal e profissional para ter mais motivação no
dia a dia de trabalho.
Será que você
não está muito tempo parado? Será que não deveria sair da sua zona de conforto
e se jogar em novos desafios? Que tal criar desafios diferentes no seu dia a
dia? Estabeleça metas para dar o seu melhor. Se está fazendo uma coisa hoje,
tente fazer duas amanhã, ou fazer apenas uma única tarefa com mais qualidade.
Porém, lembre-se de traçar objetivos atingÃveis, para não gerar frustração!
Esperamos que as dicas de hoje possam ajudá-lo a se motivar cada dia
mais!