O Banco
Central registrou 1.600 reclamações sobre o Santander consideradas procedentes
no terceiro trimestre (Elizabeth Paik/Futura Press/Folhapress).
O Santander teve
aumento no índice de reclamações no terceiro trimestre deste ano e
foi a instituição com pior resultado nesse quesito, segundo dados do Banco
Central divulgados nesta segunda-feira (veja abaixo). No trimestre
anterior, a instituição estava no terceiro lugar no Ranking de Instituições
por Índice de Reclamações para instituições com mais de 4 milhões de clientes.
No total,
houve 1.600 reclamações consideradas procedentes no terceiro trimestre deste
ano. O principal motivo (567) foi em relação ao serviço na internet, segundo o
quesito “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança,
sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet
banking”. O Santander tem 38,8 milhões de clientes, segundo dados do BC.
Em
segundo lugar no ranking de reclamações do trimestre está o Banco Votorantim (4
milhões de clientes), que ocupava a sétima posição no segundo trimestre. A
Caixa, que liderava o levantamento anterior, ficou na terceira posição.
O índice
do BC é obtido a partir da divisão do número de reclamações em relação ao
número de clientes, multiplicado por 1 milhão.
Ranking
de reclamação dos bancos
Instituições
com os maiores índices de reclamação em relação ao número de clientes, no 3º
trimestre de 2017
Banco
Índice
Santander
41,16
Votorantim
32,05
Caixa
31,88
Bradesco
23,99
Banco do
Brasil 22,00
FONTE: RANKING
DE INSTITUIÇÕES POR ÍNDICE DE RECLAMAÇÕES, BANCO CENTRAL