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31/03/2017 - 09:43:14
BB APRESENTA INFORMAÇÕES TÍMIDAS SOBRE PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO

Banco também apresentou dados preliminares sobre afastamentos

Conforme acordada anteriormente, aconteceu nesta quarta-feira dia, 29 de março, mais uma rodada de negociação entre a Contraf, representada pela Comissão de Empresa dos Funcionários e o Banco do Brasil, e os representantes do banco para tratar  a respeito dos impactos para o corpo funcional causados pelo processo de reestruturação. 


Além disso, algumas rodadas de negociação estão ocorrendo paralelamente com as audiências de mediação no Ministério Público do Trabalho, a exemplo de Curitiba. Nesta mesa realizada em Brasília, o Banco do Brasil apresentou novos dados sobre a quantidade de funcionários que estão recebendo a Vantagem em Caráter Pessoal (VCP), após perda do cargo e consequentemente ter sido realocado em cargo com salário inferior. Segundo o banco atualmente 2266 funcionários estão com VCP integral e 1423 recebem VCP parcial. VCP integral significa que o funcionário está como escriturário. O Banco também apresentou uma planilha com o cronograma de implantação das novas plataforma de PSO que estão sendo instaladas no interior do país. 


O Banco informou que desde o dia 02 de março, 560 caixas que estavam substituindo há mais de 90 dias foram efetivados na função e as diferenças salariais estão sendo corrigidas uma vez que foram questionadas pelos funcionários por inconsistências no processo de reversão dos descomissionamentos de caixas que ocorreram em 01 de fevereiro. 
O banco se recusou a informar os dados sobre descensos por cargos e por região, uma vez que não tem consenso sobre a entrega desses dados estratificados.

 

"Lamentamos que o BB mascare os dados de redução de salário somando como descenso no mesmo grupo de funções, bem como as sérias e desumanas consequências da reestruturação como os prováveis e coincidentes suicídios de dois colegas de Superintendências no BB nos últimos 30 dias", afirma Ana Smolka, representante do Paraná na Comissão de empregados.


PAS EVENTOS EXTRAORDINÁRIOS 

 

O Banco informou que incluiu quem está em reestruturação no programa que permite adiantamento de até até 5 salários pagos em 25 meses para cobrir situações de endividamento. 

PONTUAÇÃO DO CARGO ANTERIOR PARA NOVAS SELEÇÕES

 

 A Contraf reivindicou novamente ao Banco que os funcionários que perderam os cargos tenham a pontuação do cargo anterior na inscrição para novos processos seletivos. O banco informou que ainda está estudando a demanda e tem prazo até o final do VCP para responder. 


PRORROGRAÇÃO DE VCP

 

 Não foi dado resposta sobre esta reivindicação e até o dia 02/05 dará resposta. 


DADOS SOBRE ADOECIMENTOS


O Banco apresentou dados preliminares sobre a quantidade de afastamentos por adoecimento nos últimos 2 anos, cuja análise ainda está sendo formatada para um melhor debate sobre o assunto. A Contraf levou ao banco uma preocupação com casos de suicídios de funcionários e, dada a importância por se tratar de um tema tão delicado, solicitou ao banco dados sobre óbitos de funcionários e que o assunto seja tratado na Mesa Temática de Saúde que acontecerá nos próximos meses. 


CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS AGÊNCIAS QUE RECEBERAM CLIENTES MIGRADOS

 

 A Comissão de Empresa levou ao banco o relatos de piora na qualidade dos serviços e das condições de trabalho dos funcionários lotados em agências que receberam os clientes das agências fechadas. A redução de funcionários fez que com que muitas agências passassem a conviver com situação de caos diariamente. 
Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários, embora as realocações tenham várias avanços, ainda são milhares os que ficaram sem seus cargos, além de outros milhares que tiveram realocação com perda salarial. Dificilmente teremos num curto prazo a realocação dessas pessoas. Por isso nossa reivindicação de VCP permanente e de extensão de VCP para 12 meses no mínimo.Os representantes dos trabalhadores entendem que o banco nomeou os funcionários na sua política de ascensão profissional e a retirada do salários das pessoas é uma responsabilidade do banco. 


GEDIP - ABERTURA DE PROCESSOS ANTIGOS

 

 O Sindicatos denunciaram ao banco que em muitos lugares estão sendo reabertos processos de GEDIP antigos,  mais de cinco anos, trazendo dificuldades para que os funcionários façam suas defesas. Para a Contraf o banco deve estabelecer um prazo de prescrição, para que não haja mal uso desse instrumento como forma de pressão sobre os funcionários. 


MODELO DIGITAL

 

 Os representantes dos funcionários cobraram do BB soluções para problemas no Modelo de Atendimento Digital que tem sido relatados com frequência pelos funcionários. Um deles é que os clientes migrados condiam demandando suas agências anteriores, piorando as condições de atendimento. O banco informou que isso pode ser devido a transição ou próprio comportamento dos clientes, mas que está acompanhando esses relatos para dar um solução. Também foram relatados problemas quando um mesmo cliente demanda vários canais de atendimento e o atendimento em um deles mantém a pendência nos demais, sendo a baixa feita de forma manual ou nem feita prejudica a eficiência. A Comissão de Empresa cobrou do banco novamente o cronograma de instalação dos escritórios digitais em todo o Brasil. 


NÃO PAGAMENTO DA VERBA 226 EM CASOS DE REALOCAÇÃO

 

 A Contraf relatou ao BB que há casos em que funcionários que haviam migrado para a jornada de 6 horas, recebendo a verba de ajuste do plano de funções, perderam o cargo e, realocados na mesma função, deixou de receber a verba de ajuste. Foi cobrado do BB o acerto da folha de pagamento nesses casos. 


PROBLEMAS NOS PRAZOS DE CCP E CCV

 

 Vários sindicatos relataram que as Gepes estão solicitando prorrogação de prazo para atendimento às demandas de CCP e CCV em até 120 dias alem dos 30 dias do acordo. A Contraf solicitou ao banco que verificasse a estrutura de atendimento, uma vez que é melhor a suspensão da CCP e CCV em todo o Brasil, já que o banco não tem condições de atender aos pedidos. 
O Coordenador da Comissão de Empresa Wagner Nascimento relata que o próprio banco foi quem cortou os cargos nas Gepes precarizando o atendimento aos próprios funcionários, a quem o banco diz que valoriza. Portanto, este caos no atendimento interno e externo mostra que precisa repor o quadro de funcionários urgentemente, completa.

 



Fonte: SEEB Curitiba
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