Conforme
acordada anteriormente, aconteceu nesta quarta-feira dia, 29 de março, mais uma
rodada de negociação entre a Contraf, representada pela Comissão de Empresa dos
Funcionários e o Banco do Brasil, e os representantes do banco para tratar
a respeito dos impactos para o corpo funcional causados pelo processo de
reestruturação.
Além disso, algumas rodadas de negociação estão ocorrendo paralelamente com as
audiências de mediação no Ministério Público do Trabalho, a exemplo de
Curitiba. Nesta mesa realizada em Brasília, o Banco do Brasil apresentou novos
dados sobre a quantidade de funcionários que estão recebendo a Vantagem em
Caráter Pessoal (VCP), após perda do cargo e consequentemente ter sido
realocado em cargo com salário inferior. Segundo o banco atualmente 2266
funcionários estão com VCP integral e 1423 recebem VCP parcial. VCP integral
significa que o funcionário está como escriturário. O Banco também apresentou
uma planilha com o cronograma de implantação das novas plataforma de PSO que
estão sendo instaladas no interior do país.
O Banco informou que desde o dia 02 de março, 560 caixas que estavam
substituindo há mais de 90 dias foram efetivados na função e as diferenças
salariais estão sendo corrigidas uma vez que foram questionadas pelos funcionários
por inconsistências no processo de reversão dos descomissionamentos de caixas
que ocorreram em 01 de fevereiro.
O banco se recusou a informar os dados sobre descensos por cargos e por região,
uma vez que não tem consenso sobre a entrega desses dados estratificados.
"Lamentamos
que o BB mascare os dados de redução de salário somando como descenso no mesmo
grupo de funções, bem como as sérias e desumanas consequências da
reestruturação como os prováveis e coincidentes suicídios de dois colegas de
Superintendências no BB nos últimos 30 dias", afirma Ana Smolka,
representante do Paraná na Comissão de empregados.
PAS EVENTOS EXTRAORDINÁRIOS
O Banco
informou que incluiu quem está em reestruturação no programa que permite
adiantamento de até até 5 salários pagos em 25 meses para cobrir situações de
endividamento.
PONTUAÇÃO DO CARGO ANTERIOR PARA NOVAS
SELEÇÕES
A
Contraf reivindicou novamente ao Banco que os funcionários que perderam os
cargos tenham a pontuação do cargo anterior na inscrição para novos processos
seletivos. O banco informou que ainda está estudando a demanda e tem prazo até
o final do VCP para responder.
PRORROGRAÇÃO DE VCP
Não
foi dado resposta sobre esta reivindicação e até o dia 02/05 dará
resposta.
DADOS SOBRE ADOECIMENTOS
O Banco apresentou dados preliminares sobre a quantidade de afastamentos por
adoecimento nos últimos 2 anos, cuja análise ainda está sendo formatada para um
melhor debate sobre o assunto. A Contraf levou ao banco uma preocupação com
casos de suicídios de funcionários e, dada a importância por se tratar de um
tema tão delicado, solicitou ao banco dados sobre óbitos de funcionários e que
o assunto seja tratado na Mesa Temática de Saúde que acontecerá nos próximos
meses.
CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS AGÊNCIAS QUE
RECEBERAM CLIENTES MIGRADOS
A
Comissão de Empresa levou ao banco o relatos de piora na qualidade dos serviços
e das condições de trabalho dos funcionários lotados em agências que receberam
os clientes das agências fechadas. A redução de funcionários fez que com que
muitas agências passassem a conviver com situação de caos diariamente.
Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários,
embora as realocações tenham várias avanços, ainda são milhares os que ficaram
sem seus cargos, além de outros milhares que tiveram realocação com perda
salarial. Dificilmente teremos num curto prazo a realocação dessas pessoas. Por
isso nossa reivindicação de VCP permanente e de extensão de VCP para 12 meses
no mínimo.Os representantes dos trabalhadores entendem que o banco nomeou os
funcionários na sua política de ascensão profissional e a retirada do salários
das pessoas é uma responsabilidade do banco.
GEDIP - ABERTURA DE PROCESSOS ANTIGOS
O
Sindicatos denunciaram ao banco que em muitos lugares estão sendo reabertos
processos de GEDIP antigos, mais de cinco anos, trazendo dificuldades
para que os funcionários façam suas defesas. Para a Contraf o banco deve
estabelecer um prazo de prescrição, para que não haja mal uso desse instrumento
como forma de pressão sobre os funcionários.
MODELO DIGITAL
Os
representantes dos funcionários cobraram do BB soluções para problemas no
Modelo de Atendimento Digital que tem sido relatados com frequência pelos
funcionários. Um deles é que os clientes migrados condiam demandando suas
agências anteriores, piorando as condições de atendimento. O banco informou que
isso pode ser devido a transição ou próprio comportamento dos clientes, mas que
está acompanhando esses relatos para dar um solução. Também foram relatados
problemas quando um mesmo cliente demanda vários canais de atendimento e o
atendimento em um deles mantém a pendência nos demais, sendo a baixa feita de
forma manual ou nem feita prejudica a eficiência. A Comissão de Empresa cobrou
do banco novamente o cronograma de instalação dos escritórios digitais em todo
o Brasil.
NÃO PAGAMENTO DA VERBA 226 EM CASOS DE
REALOCAÇÃO
A
Contraf relatou ao BB que há casos em que funcionários que haviam migrado para
a jornada de 6 horas, recebendo a verba de ajuste do plano de funções, perderam
o cargo e, realocados na mesma função, deixou de receber a verba de ajuste. Foi
cobrado do BB o acerto da folha de pagamento nesses casos.
PROBLEMAS NOS PRAZOS DE CCP E CCV
Vários
sindicatos relataram que as Gepes estão solicitando prorrogação de prazo para
atendimento às demandas de CCP e CCV em até 120 dias alem dos 30 dias do
acordo. A Contraf solicitou ao banco que verificasse a estrutura de
atendimento, uma vez que é melhor a suspensão da CCP e CCV em todo o Brasil, já
que o banco não tem condições de atender aos pedidos.
O Coordenador da Comissão de Empresa Wagner Nascimento relata que o próprio
banco foi quem cortou os cargos nas Gepes precarizando o atendimento aos
próprios funcionários, a quem o banco diz que valoriza. Portanto, este caos no
atendimento interno e externo mostra que precisa repor o quadro de funcionários
urgentemente, completa.