O Sindicato por meio da Comissão Executiva dos
Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa), que assessora as
Confederações e os Sindicatos nas negociações com o banco, encaminhou ofício à
Caixa, nesta quarta-feira (15), cobrando esclarecimentos sobre o processo de
verticalização colocado em prática pelo banco.
A Caixa mudou o modelo de segmentação dos clientes
Pessoa Física, que agora estão agrupados em 4 carteiras. Três carteiras serão
alvo prioritário de relacionamento e uma (chamada de "gente de
valor") voltada para o "atendimento de varejo".
O processo de verticalização tem impactado
diretamente os empregados, muitos que prestam atendimento social estão sendo
direcionados para a prospecção de clientes de alta renda e para a venda de
produtos, repetindo a estratégia das instituições privadas.
Dionísio Reis Siqueira, coordenador da CEE/Caixa,
explica que na última mesa permanente de negociação a Caixa ficou de prestar
maiores informações a respeito da verticalização, mas o tema não foi amplamente
debatido e a direção da Caixa já vem implementando o processo.
“Cobramos esclarecimento em face aos protestos dos
empregados quanto às alterações no plano de funções gratificadas, sem
negociação prévia com os representantes dos trabalhadores. São mudanças
prejudiciais à organização das unidades e ameaças de redução no número de
funções. A medida também restringe o atendimento à população e segrega clientes
por faixa financeira”, critica Dionísio.
O Sindicato e a CEE/Caixa esperam que o banco
preste esclarecimentos o mais breve possível, já que o processo de verticalização
está em andamento.