O setor financeiro foi responsável por 19,2% dos
atendimentos de associados ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
(Idec), maior patamar em uma década. No ranking divulgado na quarta-feira 15,
Dia Mundial do Consumidor, os bancos são superados apenas pelos planos de saúde
(28,1%).
As principais consultas e queixas no setor
financeiro são relacionadas ao descumprimento de oferta em cartão de crédito,
como fim de anuidade gratuita; contestação de juros cobrados em crédito
rotativo ou parcelamento; crédito consignado; crédito pessoal; e financiamento
de imóveis.
O Idec registrou 7.678 atendimentos no ano passado, dos quais 3.105 tratavam
dos processos judiciais movidos pelo instituto.
“Embora planos de saúde tenham ocupado a primeira posição, o principal destaque
do balanço é o crescimento das demandas sobre serviços financeiros, que obteve
o seu maior percentual nos últimos dez anos, superando as expectativas mesmo
para um momento de crise econômica”, afirma o instituto em nota publicada no
seu site.
Esse alto número de queixas de consumidores sobre o setor financeiro é
consequência direta da ganância e da forma de gestão dos bancos, que demitem
trabalhadores, sobrecarregam bancários e os obrigam a empurrar produtos aos
clientes para bater metas.