PLR 2016/2017
Os sindicatos cobraram do Banco Mercantil do Brasil informações sobre valor e
data de pagamento da PLR 2016 e também reivindicaram melhorias no programa de
2017, como a extensão de programa de remuneração variável nos negócios para
todos os funcionários de agências, envolvidos diretamente no atendimento aos
beneficiários INSS.
O Banco argumentou que ainda não pode divulgar os valores de pagamento da PLR
por conta do não fechamento do balanço de 2016, mas informou que o pagamento
ocorrerá no dia 24 de fevereiro, em folha complementar. Em relação à sugestão
do Sindicato, o banco se comprometeu a levar junto ao comitê de gestão da
empresa.
CAMPANHA DE PREMIAÇÃO DOS ESCRITUÁRIOS
Após pressão dos Sindicatos, o Banco anunciou que irá realizar o pagamento da
premiação da campanha dos escriturários no dia 20 de fevereiro.
POSTOS DE ATENDIMENTOS AVANÇADOS - PAA MERCANTIL DO BRASIL e SEGURANÇA
BANCÁRIA
Os sindicatos exigiram mudanças em relação à atual configuração dos Postos de
Atendimento Avançado (PAA), do Mercantil do Brasil, localizados nas cidades de
Nova Lima, Sete Lagoas e Betim, que trabalham com número reduzido de
funcionários e que não dispõem de equipamentos de segurança, como portas
giratória antifurto e vigilância armada, deixando vulneráveis bancários,
usuários e clientes do Banco.
O Banco admitiu que pretende implementar programa que visa transformar diversas
agências do Mercantil do Brasil em PAA e que isso poderá gerar demissão. Em
relação à falta de segurança, o banco se comprometeu a levar as exigências dos
sindicatos aos setores responsáveis da empresa para análise de caso.
Os Sindicatos repudiaram a postura da empresa em relação às demissões cobraram
do Banco programa para manutenção de mão de obra com a realocação de
funcionários atingidos pela eventual mudança. Os sindicatos informaram ainda
que irão tomar todas as providências jurídicas necessárias para garantir a
segurança de clientes e funcionários e impedir qualquer processo de demissões
em massa proposto pela empresa.
Os sindicatos cobraram ainda do BMB, informações a respeito do cronograma de
troca dos equipamentos de autoatendimento, ATMS, e o fim do processo de
abastecimento de numerário realizado pela parte frontal. O banco respondeu que
está seguindo o cronograma imposto pelo Ministério Público do Trabalho de Minas
Gerais e que diversas agências serão contempladas com as mudanças em 2017.
Os sindicatos também solicitaram resoluções a respeito das agências 0192 – São
José dos Campos (SP) e 0048 – Mercado (BH), que não têm condições estruturais e
de segurança para atendimento ao grande número de beneficiários do INSS. O
banco respondeu que já estão em fase de estudos o redimensionamento e troca de
endereço das agências citadas.
CAVA
Os Sindicatos questionaram a situação da CAVA e exigiram estudos para ampliação
dos benefícios destinados aos assistidos pelo plano.
O Banco argumentou que o BMB continua como o patrocinador da CAVA e que, por
hora, estão descartadas novas ampliações no benefício.
PLANO DE SAÚDE BRADESCO
A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS),
juntamente com o Sindicato do Rio de Janeiro e denunciou problemas de
atendimento em cidades de suas bases. Trabalhadores de Jaú e região e também do
Rio de Janeiro sofrem com a falta de credenciamento de médicos no plano de
saúde Bradesco.
O banco respondeu que irá direcionar as reivindicações à operadora de saúde e
que responderá diretamente aos sindicatos envolvidos.