Com o objetivo de tornar sua
estrutura mais eficiente, o Banco do Brasil anunciou, neste domingo (20), um
plano de reestruturação que deverá fechar agências e enxugar a estrutura
administrativa do banco. A instituição também confirmou o plano de incentivo Ã
aposentadoria de funcionários, esperado desde outubro.
Nessa reformulação, 781 agências
de um total de 5.430 deixarão de existir, o que corresponde a 14%. Dos pontos
fechados, 379 serão convertidos em postos de atendimentos, uma versão menor e
mais barata de servir ao cliente. As outras 402 serão desativadas, somando-se a
outras 51 agências que começaram a ser fechadas em outubro.
Em comunicado ao mercado, o banco
diz que a rede de atendimento será reorganizada para adequá-la "ao novo
perfil e comportamento dos clientes" e que não comprometerá a presença do
BB nos municÃpios em que atua. As mudanças devem ocorrer ao longo de 2017.
A instituição tem hoje mais
agências que seus concorrentes, incluindo o Bradesco, que soma 5.337 pontos
após a incorporação do HSBC, em julho deste ano. O Bradesco fechou a compra do
braço brasileiro do HSBC em agosto do ano passado.
Também serão enxugadas 31
superintendências regionais, e três diretorias serão extintas, com funções
redistribuÃdas para outras áreas.
Com a reformulação, o Banco do
Brasil espera economizar R$ 750 milhões, sendo R$ 450 milhões com a nova
estrutura organizacional e R$ 300 milhões com redução de gastos com transporte
de valores, segurança e despesas com os imóveis.
As mudanças também devem permitir
à instituição diminuir em quase 10 mil o número de funcionários, que hoje são
109 mil. Para isso, um programa de incentivo à aposentadoria será aberto.
O Banco do Brasil tem hoje 18 mil
empregados que já poderiam ter deixado o mercado de trabalho, mas seguem na
ativa. Eles terão até 9 de dezembro para aderir ao plano, e deverão receber um
bônus de 12 salários, além de indenização por tempo de serviço —variando entre
um e três salários.
Ainda assim, o banco seguirá com
um quadro funcional amplo: Itaú tem hoje 82 mil funcionários, enquanto o
Santander emprega menos de 50 mil pessoas. O Bradesco emprega 110 mil,
considerando os funcionários que vieram do HSBC.
ATENDIMENTO
DIGITAL
Na contramão do fechamento de
grandes agências, o BB planeja abrir, nos próximo ano, 255 agências digitais.
A expectativa é atender 4 milhões
de clientes nesse sistema —hoje são 1,3 milhão da alta renda.
Esse novo modelo de atendimento,
voltado a clientes que quase não vão ao banco, também está em adoção pelas
demais instituições.
Outro foco de investimento dos
bancos está nos aplicativos para celular.
Segundo o BB, 40% das transações
bancárias já são feitas pelo smartphone, enquanto outros 27% são via internet
banking.
A tendência é semelhante nos
demais bancos. O celular já é o principal canal bancário do Bradesco, enquanto
no Santander, celular e computador respondem por 65% das transações realizadas
pelos correntistas. No Itaú, 70% das transações são feitas pelos canais
digitais.
Mudanças no Banco do Brasil devem ocorrer em 2017.
O que será
fechado
>> 781 agências, sendo que
379 serão convertidas em postos de atendimentos
>> 31 superintendências
regionais serão fechadas
>> 3 diretorias, que terão
funções redistribuÃdas
*
O que fazer
>> A migração de clientes
atendidos em agências fechadas será automática
>> Não haverá mudança de
cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no
número da conta
>>O banco vai comunicar a
mudança via site, SMS, aplicativo para celular, caixa eletrônico,
correspondências e cartazes nas agências
*
Programa de
aposentadoria
>> 18 mil funcionários que
já poderiam ter se aposentado terão incentivo para deixar o banco.