Após
receber denúncias, sobretudo de sobrecarga de trabalho e metas abusivas,
cobramos o Bradesco, que reconheceu problemas e se comprometeu a solucioná-los.
Devido os diversos problemas
decorrentes da incorporação do HSBC pelo Bradesco, o Sindicato de SP solicitou
reunião com a direção do banco para abordar cada uma das questões relatadas e buscar
soluções. No encontro, desta quarta-feira 20, a direção do Bradesco reconheceu
dificuldades no processo e se comprometeu a solucioná-las o mais rápido
possível.
Sobrecarga – Uma das principais reclamações, além do treinamento prévio insuficiente,
está relacionada à sobrecarga de trabalho durante o processo de incorporação.
Bancários queixam-se de extrapolação da jornada, com a realização de mais que
duas horas extras diárias, sem a observância do intervalo de descanso de uma
hora; da forma como é feita a transferência provisória de funcionários de
agências que já tinham a bandeira do Bradesco, conhecidas como “agências
madrinhas”, para apoiar a migração nas antigas agências HSBC, com manutenção
das mesmas metas, sobrecarregando os dois locais de trabalho; e desrespeito da
escala no Telebanco, onde bancários chegam a trabalhar três finais de semana no
mês.
A incorporação impactou em quase todos os
departamentos do Bradesco. Na Nova Central/Câmbio, por exemplo, bancários têm
trabalhado aos finais de semana e realizado muitas horas extras, sem ao menos
receber alimentação quando extrapolada a jornada.
“Estamos muito preocupados com o bem-estar dos bancários, com a questão da
manutenção de metas mesmo em agências com quadro de funcionários desfalcado e
com a sobrecarga extrema de trabalho. Cobramos que o Bradesco reveja as metas
de cada local. Este período de incorporação é atípico e assim deve ser tratado.
Não dá para cobrar os mesmos resultados, uma vez que existe uma dedicação
enorme por parte dos trabalhadores para que a incorporação seja bem sucedida.
Este esforço deve ser reconhecido”.
Sobre horas extras, o banco reforçou que todas
serão pagas aos trabalhadores. Ao responder sobre a migração provisória de
funcionários de “agências madrinhas” para antigas agências do HSBC, o banco
assumiu o compromisso de buscar soluções para a sobrecarga de trabalho e para a
questão das metas nos locais.
Sistema – Os bancários também se queixam de
inúmeras falhas de sistema, principalmente no segmento Pessoas Jurídicas (Net
Empresas). O Bradesco reconheceu o problema e afirmou que está agindo para
solucioná-lo.
Plano de saúde – A migração do plano de saúde de ex-funcionários do HSBC para o Bradesco
Saúde também ocasionou queixas em relação ao atendimento no novo plano. Por sua
vez, o banco informou que está analisando cada caso grave para garantir que
seja mantido o mesmo modelo de atendimento médico que os bancários possuíam
antes da incorporação.
Kit de boas vindas – Sobre o kit de boas vindas entregue aos ex-funcionários do HSBC, no qual
estava incluído o “protocolo de revogação de benefícios” que gerou polêmica
entre os trabalhadores, o Bradesco informou que o mesmo tem mero caráter
informativo.
Pagamento – A migração do pagamento dos
ex-funcionários do HSBC para a mesma data dos bancários do Bradesco, penúltimo
dia útil do mês, assim como dos produtos bancários utilizados pelos
trabalhadores como cartões de crédito, foi deficitária em muitos casos, gerando
transtornos para honrar compromissos financeiros. O banco informou que vai
rever cada caso e não vai cobrar juros quando constatadas falhas de migração.
“O banco reconheceu os problemas e alegou que a
compra do HSBC é talvez a maior incorporação já feita pela instituição. Disse
ainda que tudo o que foi relatado já foi diagnosticado e está em fase de
solução. Além disso, informou que agências que estavam abrindo das 8h às 17h,
por conta da incorporação, tiveram o horário normalizado. Vamos continuar
acompanhando de perto todo o processo e cobrando soluções rápidas para cada uma
das questões discutidas”.
Denuncie
O bancário
que se sentir prejudicado por conta do processo de incorporação do HSBC pelo
Bradesco deve denunciar o caso ao Sindicato por meio dos dirigentes, no site
(Fale Conosco) ou pelo SAC NO WHATSAPP (+55 (12) 98282.2411)!
MANDE SEU RECADO PELO!
O sigilo é garantido.