De forma unilateral e sem qualquer negociação com os trabalhadores, o Santander começa a implementar um projeto que vai acrescentar o papel de “agente comercial” no dia a dia de alguns caixas. O piloto foi iniciado no Rio Grande do Sul e Paraná e começou a ser implantado em São Paulo e Minas Gerais na sexta-feira (01/07).
Em rede interna, o banco divulgou que o “agente comercial deve alavancar os
resultados da carteira de pessoa física e de pessoa jurídica e, em dia de pico,
vai atuar como caixa”. Também informou que possui aproximadamente 8 mil caixas
em todo o país e que 10% deles serão escolhidos pela empresa para executar a
nova função.
Para o Sindicato, a medida vai sobrecarregar os bancários e prejudicar ainda
mais o atendimento ao público. O sindicato de SP enviou ofício extrajudicial ao
banco requerendo a suspensão do programa e uma mesa de negociação para tratar
do assunto. “Ocorre que o procedimento é totalmente ilegal, pois configura-se
acúmulo de função quando o trabalhador, além de exercer sua função, exercer
outras funções de outros cargos, de forma habitual, funções estas, que não
foram previstas no contrato de trabalho”, diz o documento.
> Leia a íntegra do ofício enviado
“O trabalhador passará a ter dupla função e,
portanto, dupla responsabilidade. Vão aumentar a sobrecarga e as cobranças. Ele
passa a ter meta comercial para cumprir, mas como fica essa meta quando ele
tiver de ficar no caixa? O Sindicato não é contra que o banco crie uma nova
função para promover e treinar os trabalhadores, mas não podemos aceitar
acúmulo de função. Além disso, a medida pode resultar em um aumento dos riscos
de diferenças no fechamento dos caixas”.
“Temos acordo para que caixas não cumpram metas.
Com a medida, o Santander está desrespeitando esse acordo. Outro grande erro do
projeto será o banco quem vai indicar os caixas que irão assumir o papel de “agente
comercial”. Por que não deixa o funcionário decidir se quer a nova função?”.
Atendimento – lembramos que a falta de caixas no Santander já é um problema antigo e
será agravado. “O Sindicato já vem cobrando há tempos que o banco aumente o
número de caixas, mas com essa medida, vai diminuir ainda mais.”
Destacamos que o projeto também prejudicará
clientes e usuários. “Os bancos em geral vêm numa ofensiva de expulsar os
clientes das agências. Isso está errado: eles são concessões públicas e têm a
obrigação de atender a população”.
Os sindicatos orientam os bancários envolvidos a
denunciarem eventuais problemas. “Para enfrentar essa nova situação precisamos
do retorno e informação do bancário. Vamos acompanhar o processo de perto”.