“Demissões em massa, fechamento de agências, terceirizações e
cobranças abusivas de metas levam o medo do desemprego e o adoecimento aos
funcionários”, disse o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados
(COE) do Itaú, Jair Alves.
“Todo final de ano o banco realiza uma campanha de publicidade para exaltar sua
marca ou para trazer esperança e otimismo. Ontem, foi lançada uma propaganda
sobre a mudança da marca, que tenta mostrar modernidade e a constante inovação.
Mas, para os funcionários, a realidade é de medo, assédio e da velha exploração
dos trabalhadores”, criticou o dirigente sindical.
Prejuízo aos clientes e funcionários
Dados do último balanço do Itaú, divulgado no início
de novembro, mostram que entre setembro de 2022 e setembro de 2023, o banco
fechou 1.082 postos de trabalho e 180 agências físicas, reduzindo sua rede de
atendimento.
“Isso causa sobrecarga de trabalho e tensão entre os funcionários, mas também
prejudica o atendimento aos clientes, que precisam se deslocar por longas
distâncias para encontrar uma agência e, quando encontram, precisam enfrentar
filas e demoram mais para ser atendidos”, explicou o coordenador da COE/Itaú.
“Além disso, o banco está terceirizando serviços, numa tentativa de reduzir
direitos da categoria bancária e ampliar ainda mais os seus já astronômicos
lucros, causando mais tensão aos funcionários e prejuízo no atendimento aos
clientes”, ressaltou.
“ Além das demissões, cobranças abusivas de metas e terceirizações, ao retirar
vigilantes dos ‘Espaços Itaú de Negócios’, expõe funcionários e clientes a
assaltos e golpes, aumentando a sensação de insegurança e o medo, que aumentam
ainda mais os transtornos e o adoecimento”, disse Jair.
A Confederação Nacional do Trabalhadores do Ramo Financeiro
(Contraf-CUT), juntamente com as federações e sindicatos de bancários que fazem
parte do Comando Nacional dos Bancários, querem saber quais são os problemas
enfrentados pelos funcionários do Itaú no ambiente de trabalho.
Para isso, estão realizando uma consulta aos funcionários do Itaú,
com uma única pergunta de múltiplas escolhas, para que eles digam: “O que pode
ser feito para melhorar seu ambiente de trabalho?” Para responder, basta
acessar o questionário pelo QR Code, ou pelo link.
“Se o Itaú não quer saber a opinião dos funcionários, a gente quer! Queremos
mostrar ao banco que o multiverso criado nas campanhas publicitárias é muito
diferente da realidade dentro do banco”, disse o coordenador da COE/Itaú. “Mas
nossa intenção não é destruir o multiverso criado pelo banco. O que queremos é
que o mundo maravilhoso das campanhas publicitárias se torne realidade!
Queremos a manutenção do emprego e um ambiente saudável para trabalhar!”,
concluiu.