A presidenta do Banco do Brasil,
Tarciana Medeiros, informou que a empresa terá um novo Código de Ética. A
previsão é que o documento seja lançado em março, após passar pelas aprovações
do Conselho Diretor (CD) e do Conselho de Administração.
“O que temos de informações, adiantadas pela assessoria do banco, é que o
Código traz avanços para os conceitos de assédio moral e sexual, com exemplos
de histórias reais. O documento também estaria com uma linguagem mais
modernizada e humanizada, com foco na diversidade”, destaca a funcionária do BB
e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro
(Contraf-CUT) na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil
(CEBB), Fernanda Lopes.
A porta-voz dos funcionários do BB lembra também que entre as conquistas
obtidas pela categoria, durante a última Campanha Nacional dos Bancários, está
a criação de uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para
o combate ao assédio sexual e moral. “O combate a essas violências foi um tema
colocado pelos trabalhadores na mesa de negociação com os bancos, durante toda
a campanha salarial”, completa Lopes.
Ao anunciar que está sendo desenhado um novo Código de Ética para o banco
público, a presidenta do BB afirmou ainda que a sua gestão “não vai tolerar
desrespeito, discriminação ou assédio de qualquer natureza” e que haverá a
valorização de “diálogo e escuta ativa”.
Fernanda Lopes avalia que as palavras de Tarciana, sobre a atualização do
Código de Ética, apontam que a nova administração do BB se mostra aberta às
pautas dos trabalhadores. “Vamos aguardar a publicação do documento e esperamos
que, realmente, esteja alinhado às demandas que diversas vezes foram colocadas
em discussão com a empresa. O assédio, moral ou sexual, é uma prática que
precisa ser coibida de todas as maneiras. Temos que destacar também que a
cobrança de metas abusivas, nos últimos anos, contribuiu em muito para a
escalada do assédio moral sobre os empregados do BB. Portanto, uma das formas
de atacar esse tipo de violência é discutir a forma como as metas e as
cobranças sobre elas são decididas pela empresa”, pontua Fernanda Lopes.