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26/08/2021 - 09:53:22
BANCÁRIOS DO SANTANDER NÃO DEVEM MAIS USAR WHATSAPP PARA COMUNICAÇÃO COM CLIENTES
Para se comunicar com clientes, os trabalhadores deverão usar os canais institucionais do banco. Atendendo à reivindicação do movimento sindical, o Santander informou, há algumas semanas, que o uso do
WhatsApp Business
para conversas com clientes não será mais permitido, e que para se
comunicar com clientes, os trabalhadores deverão usar os canais
institucionais do banco. O Santander também se comprometeu a orientar os
bancários nessa transição, principalmente entre a última semana de
agosto e primeira semana de setembro. A direção do banco comprometeu-se
ainda a orientar permanentemente os funcionários sobre uso, acesso e
principalmente compartilhamento de dados, visando a segurança de
trabalhadores e clientes.
“O Sindicato também alerta os bancários sobre a responsabilidade que têm
ao usar essas ferramentas, por conta da segurança com as informações
dos clientes E a gente também solicitou ao banco que, mais do que uma
orientação, o Santander estude todo o fluxo de trabalho dos gerentes
para que cada vez mais se reduza a necessidade dos clientes de
procurarem os gerentes pelo WhatsApp. Além disso, que as soluções sejam
possíveis dentro da jornada de trabalho e nos canais institucionais do
banco”, destaca a coordenadora da mesa de negociação com o Santander,
Lucimara Malaquias.
Diante da nova orientação do banco, os gestores não podem mais
pressionar os bancários a utilizarem o WhatsApp com clientes. “Se os
gestores continuarem assediando os bancários para isso, eles devem
denunciar ao Sindicato. O Santander já concordou que não há segurança
sobre o que se compartilha pelo WhatsApp, portanto, os trabalhadores não
devem utilizá-lo”, reforça Lucimara. A dirigente destaca que ainda
levará um tempo para que de fato não se utilize mais o WhatsApp. “O
banco se comprometeu a estudar o fluxo e outras possibilidades de
contato, mas até que isso se efetive numa ferramenta específica, a gente
orienta que os trabalhadores utilizem apenas os canais institucionais
do banco, para se resguardar de possíveis fraudes, erros ou outras
irregularidades no processo”, diz Lucimara.
Fonte: Seeb Guaratinguetá