A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal
se reuniu na manhã desta terça-feira (24) para tratar sobre o acordo de
teletrabalho e banco de horas em decorrência da pandemia causada pelo
novo coronavírus. A pauta, que é debatida desde 2020, e reforçada em
todas as mesas de negociações, como na ocorrida em março, passou a ser debatida após a Caixa apresentar uma minuta para o debate, no final de junho, após nova cobrança da representação dos empregados.
“Apresentamos
diversas contrapropostas à minuta que nos foi trazida pelo banco, que
vai analisá-las e nos responder. Mas, ressaltamos que existem pontos que
não abrimos mão, como a prorrogação do home office até que haja
segurança sanitária para o retorno ao trabalho presencial, ainda mais
com o avanço da variante delta, e a isenção de responsabilidade dos
empregados por possíveis doenças ocupacionais geradas devido à falta de
condições adequadas de trabalho”, disse a coordenadora da CEE, Fabiana
Uehara Proscholdt, que também é secretária de Cultura da Confederação
Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). “Mas, as
maiores divergências estão nas cláusulas que tratam do banco de horas e
das horas-extras. São pontos que foram inseridos pelo banco como
condição para avançar no acordo sobre teletrabalho”, afirmou a
coordenadora da CEE/Caixa.
Jornada de trabalho
O banco quer estabelecer que o controle da jornada em trabalho remoto seja facultativo e estabelecido mediante prévia negociação entre o empregado e o gestor. “Deixamos claro que o controle da jornada deve ser obrigatório e que, inclusive, trata-se de uma resolução aprovada no último Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa)”, disse o representante do Sindicato dos Bancários do ABC na CEE, Jorge Luiz Furlan.
Horas-extras
Ao tratar sobre o pagamento das horas trabalhadas a mais pelos
empregados, o banco inseriu um paragrafo no qual tenta estabelecer “a
composição de banco de horas para as horas extraordinárias”, numa
proporção de uma hora de descanso para cada hora adicional trabalhada.
“Isso
prejudica, principalmente, os trabalhadores que estão trabalhando na
linha de frente para o atendimento à população. São as pessoas que se
arriscaram para manter o serviço essencial neste momento de pandemia,
que atenderam milhões de pessoas que se aglomeraram nas filas geradas
pelos problemas do sistema implantado pelo Governo Federal para o
pagamento do Auxílio Emergencial”, observou a coordenadora da CEE. “Mas,
também aqueles que estão em home office e tiveram que se desdobrar para
cumprir as metas estabelecidas pelo banco e não sofrer perdas em suas
remunerações. É o reconhecimento que o banco quer dar para quem deu duro
para mostrar que a Caixa é o banco do povo, o banco que atende às
necessidade da população”, completou.
Polêmica
Um dos pontos mais polêmicos é cláusula sobre saúde e segurança do
trabalho. O banco inseriu na minuta uma série de orientações de postura e
rotinas, inclusive para a vida pessoal, e busca transferir ao empregado
a responsabilidade por possíveis futuras doenças ocupacionais geradas
devido ao trabalho realizado em home office. Um dos parágrafos da
cláusula diz: “O empregado será responsável por observar as regras de
saúde e segurança do trabalho, bem como seguir as instruções que constam
desta Cláusula, a fim de evitar doenças e acidentes.”
“É
extremamente válido que o banco elabore cartilhas e realize treinamentos
para instruir os funcionários, mas isso não deve estar em acordo
coletivo. Ainda mais da forma como está, tentando isentar o banco de
possíveis responsabilidades por alguma doença ocupacional que venha a
ocorrer devido às condições de trabalho neste período de home office”,
criticou Furlan. “Sabemos das condições que vivem nossa população. Nem
todos têm condições de ter espaços e mobiliários adequados para o
trabalho em suas casas, que dirá para alimentação, lazer e exercícios
indicados na cláusula”, completou o representante do Seeb/ABC, ao
lembrar que o tema também foi tratado no 37º Conecef.
> Veja também o vídeo com a fala da médica e pesquisadora Maria Maeno
Outros pontos
Existem ainda outros pontos de divergência, como a necessidade do
funcionário em home office comparecer presencialmente ao local de
trabalho. “Este é um direito da empresa e mesmo é bom que haja a
presença de tempos em tempos para a convivência com os colegas, mas é
preciso estabelecer um prazo de aviso prévio para que a pessoa consiga
se programar”, observou Fabiana.
A Caixa ficou de analisar os destaques feitos pela representação dos empregados e responder assim que possível.
Mesa de negociações
Antes do fim da reunião a coordenadora da CEE/Caixa cobrou a realização de outras mesas de negociações para tratar de outros assuntos, como a implementação do GT de promoção por mérito e as mudanças na Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP). “Não podemos deixar para discutir a promoção por mérito somente em dezembro, como ocorreu no ano passado. E, com relação à GDP, a Caixa está promovendo alterações que vão prejudicar principalmente o pessoal da rede de agências. Temos que tratar sobre estes e outros assuntos que estão pendentes”, concluiu Fabiana.