O Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região voltou a receber denúncias de que alguns bancos criaram grupos de WhatsApp para cobrança de metas nos celulares dos bancários.
Relembrando que essa prática é proibida pela Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2022 da categoria, que proíbe qualquer cobrança por meio de celular (Cláusula 39ª da CCT 2020-2022) para todos os bancos.
Os grupos de WhatsApp estimulam ainda mais o assédio moral, já que a cobrança excessiva de produtividade é exposta a todos os colegas e caso o trabalhador não alcance essa meta abusiva, poderá ser menosprezado e até mesmo ridicularizado pelos gestores ou colegas.
“Nesses grupos, os bancários tem de informar durante todo o dia sua produção e recebem emojis de palmas a cada produto vendido. Os bancários não merecem tanto assédio disfarçado de motivação!”, afirma Claudio Vasques, Presidente do Sindicato.
É importante lembrar que a consequência dessa exposição ilegal e o sentimento de frustração podem levar o bancário ao adoecimento. Por isso, o Sindicato reafirma a importância de cumprir a cláusula que impede o monitoramento de resultados. Caso haja o descumprimento, a entidade deverá ser comunicada imediatamente para que as medidas legais sejam tomadas e a multa prevista na CCT seja cobrada. Estamos de olho!
DENUNCIE:
(12)98119.1129 ou seeb.guarata@uol.com.br
É TOTALMENTE SIGILOSO.