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09/06/2021 - 08:43:58
BANCÁRIA É VÍTIMA DE AGRESSÃO EM AGÊNCIA DO BRADESCO EM LONDRINA (PR)
Banco descumpre obrigatoriedade de vigilante em agências de negócios; bancária foi arrastada pelo cabelo e arremessada contra a parede Uma bancária que trabalha em uma “agência de negócios” do Bradesco em
Londrina (PR) foi arrastada pelos cabelos e jogada contra a parede de
vidro do banco. O agressor foi um cliente insatisfeito com o modelo de
atendimento precário imposto pelo banco.
Para o coordenador do
Coletivo de Segurança Bancária da Confederação Nacional dos
Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Elias Jordão, além do
próprio agressor, o banco deve ser responsabilizado pela agressão contra
a bancária em Londrina. “Não somos contra este modelo de agência. É uma
escolha de gestão que cabe aos bancos. Mas, desde que eles decidiram
implantar este modelo de ‘agência de negócios’ (a nomenclatura muda
conforme o banco), retirando os vigilantes e as portas giratórias de
segurança, cobramos a segurança para funcionários e clientes e alertamos
sobre os riscos de incidentes como o ocorrido ou ainda mais graves”,
disse. “O caso de Londrina, infelizmente, corrobora com nossa tese e
será usado como exemplo em nossa próxima reunião de negociações sobre o
tema com os bancos. Esperamos que eles se sensibilizem”, completou.
Acompanhamento do caso
A bancária foi afastada do trabalho com problemas psicológicos e o
Sindicato dos Bancários de Londrina e Região acompanha o caso e presta
assistência para a funcionária. “Cobramos do Bradesco a emissão da CAT
(Comunicação de Acidente de Trabalho) e toda a assistência necessária
para que esta bancária possa se recuperar”, informou o diretor do
sindicato e membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do
Bradesco, Valdecir Cenali.
O dirigente disse, ainda, que o
sindicato está monitorando as unidades de negócios e verificando se
foram registradas outras ocorrências desse tipo no país para cobrar da
direção do banco o retorno do modelo de segurança anterior que existia
nas agências. “Não podemos permitir que o Bradesco deixe seus
funcionários e clientes largados à própria sorte por conta da redução de
custos para ampliar ainda mais seus exorbitantes lucros”, disse.
Além
de retirar as portas giratórias de segurança, com detector de metais, e
os vigilantes das agências de negócios, o banco tem tocado uma política
de redução do quadro de pessoal, o que prejudica o atendimento e deixa
clientes insatisfeitos. Entre março de 2020 e março de 2021, em plena
pandemia, o
Bradesco reduziu seu quadro de pessoal em 8.547 funcionários.
Fonte: Contraf