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11/05/2021 - 08:45:36
SINDICATO COBRA DO ITAÚ ESCLARECIMENTOS SOBRE O GERA
Objetivo do movimento sindical é dar continuidade sobre a implantação do programa de remuneração variável.O objetivo é elucidar alguns pontos para continuar as negociações
entre a instituição financeira e a Comissão de Organização dos
Empregados (COE) do Itaú. A próxima reunião está agendada para o dia 18
de maio. “Nós precisamos entender como de fato o novo programa vai
influenciar no dia a dia do trabalhador do Itaú, para, a partir daí,
conseguirmos negociar as melhores opções para o trabalhador”, explicou
Jair Alves, coordenador da COE Itaú.
Veja abaixo os questionamentos:
- O “GERA” é um novo programa de remuneração variável em
substituição ao antigo “AGIR”. Quais são suas principais diferenças? Por
que houve essa substituição?
- Da mesma forma, quais são os
trabalhadores elegíveis ao “GERA”? Quais são os cargos elegíveis ao
“GERA” (Mensal e Semestral)? Todos os empregados de agência (física e
digital) são elegíveis? São os mesmos do AGIR? Houve alteração? Se sim,
por quê?
- Como se deu a comunicação da alteração de programas aos
trabalhadores? Quais os canais e meios utilizados? Há alguma cartilha
com essas informações? Informar e apresentar Cartilha de como o “GERA” é
apresentado aos empregados das agências que estão nesse projeto piloto;
- Como
funciona o “GERA” MENSAL e o “GERA” SEMESTRAL? Quais são os critérios e
pontuação? Quem é elegível ao “GERA”, tem direito ao “GERA” mensal e
“GERA” semestral?
- Há diferenças do “GERA” para os trabalhadores da área comercial e os da área operacional? Se sim, quais são essas diferenças?
- Há regionalização da cesta de produtos? Em caso positivo, quais são e quais os critérios adotados para tanto?
- O “GERA” é um programa só com metas individuais?
- O “GERA” possui metas de competência? Se sim, quais são e qual o peso dessa meta no programa?
- As metas são definidas em qual momento? São revisadas? Podem sofrer alterações?
- O
“GERA” Mensal tem metas de produção e satisfação. Os produtos têm
pontos? Há uma tabela com os produtos a serem comercializados e os
pontos correspondentes? A avaliação de satisfação é feita por clientes e
gestores? O pagamento é feito de acordo com as vendas e pontuação do
mês? Sobre esse pagamento mensal há recolhimento de encargos? Como é
lançado no holerite?
- O “GERA” Semestral possui uma meta para o
semestre ou está vinculada a uma composição dos resultados mensais e uma
meta para o semestre?
- O “GERA” Semestral é pago considerando a
faixa e elegibilidade. Quais são os critérios? São pagamentos em
múltiplos salariais para cargos predefinidos?
- Detalhar todas as
mudanças trazidas pelo “GERA” (Cestas de Soluções, Contrato Único e Nova
Curva de Pagamentos). Isso é aplicado de modo uniforme a todos os
empregados e de quaisquer agências (independente do porte e local) e
perfil de clientes?
- Os empregados acompanharão no sistema a sua pontuação e o que equivale em pagamento, ao final?
- Todos
os pagamentos são adicionais à PLR da CCT dos Bancários? Ou é possível o
atingimento parcial de metas e o não recebimento pelo “GERA”?
- Caso o banco entre em prejuízo e não pague a PLR da CCT, quanto o “GERA” pagaria aos trabalhadores?
- Quem faz menos de 1.100 pontos no mês, não recebe nada pelo “GERA”? Há um pagamento mínimo previsto no programa?
- O
programa prevê o pagamento a partir de uma pontuação mínima de 1.100
pontos/mês pelo trabalhador, e nos dias em que ele não puder trabalhar
(seja por motivo de saúde, ou mesmo devido ao fechamento da agência), o
programa prevê a concessão de um valor de 25 pontos nesses dias.
Contudo, caso o trabalhador não consiga trabalhar o mês inteiro por tais
impedimentos, sua pontuação alcançará, no máximo, o valor de 550
pontos. Como ele poderá alcançar os outros 550 pontos necessários para a
pontuação mínima?
- E no caso de férias? Como ficaria o pagamento mensal e semestral?
- Como o banco chegou ao valor de 25 pontos ao dia? Existe algum critério?
- Durante
a pandemia muitas agências tiveram que ser fechadas temporariamente, o
que dá um prejuízo ao trabalhador que está buscando executar suas metas.
A pontuação mínima de 25 pontos não é baixa para essa realidade?
- Por
outro lado, há o pagamento de um teto do programa? Se sim, qual é esse
valor? Esse valor pode ser alcançado por todos os trabalhadores da
agência, ou somente para alguns cargos? Se sim, por quê?
- Existe
ainda o programa VAI que é uma ferramenta de trabalho para os gerentes.
Essa ferramenta mostra o perfil dos clientes para que os
gerentes/funcionários façam contato via telefone. O que o VAI interfere
no “GERA”? Há relação direta entre os indicadores?
- Há muitas
reclamações de trabalhadores das agências em relação às metas do “GERA”
nesse período de pandemia, pois elas se encontram num patamar
inalcançável devido as dificuldades em se vender produtos financeiros
numa conjuntura de crise. O que foi adaptado no “GERA” para enfrentar o
período da pandemia?
- Sobre a exigência da certificação do CPA,
os empregados só serão elegíveis ao “GERA” se estiverem habilitados?
Existem outras exigências?
Fonte: Seeb Guaratinguetá