Após a entrega da pauta específica de
reinvindicações ao Bradesco pela COE Nacional (Comissão Organizadora dos
Empregados), realizada ontem, na sede do banco, na Cidade de Deus, em Osasco,
os membros da COE Bradesco formada pelos dirigentes sindicais da Federação dos
Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso
do Sul (FEEB-SP/MS) se reuniram com a gerente de relações sindicais, Silvia Eduara Cavalheiro para
entregar minuta específica dos funcionários da base da Federação na tarde desta
quarta-feira (24), em São Paulo.
Veja abaixo os
itens que constam da minuta entregue ao Bradesco e discutidos na reunião:
Reivindicação
a)Conversão do
seguro saúde oferecido pelo banco, em plano de saúde, possibilitando a inclusão
dos aposentados, seguindo os mesmos critérios dos funcionários da ativa. b)
Credenciamento novos médicos;
Ficou acordado na reunião que os sindicatos
realizarão levantamento dos locais onde há deficiências na rede de atendimento,
como por exemplo, demanda por especialidade médica não disponível. Tal
levantamento será solicitado em breve pela COE Bradesco aos sindicatos.
-Book de
produtividade nos Caixas
Medida de
imposição e cobrança de metas abusivas por venda de produtos
Reivindicação
da COE Bradesco
Extinção da
prática e fim da imposição da venda de produtos pelos caixas.
Posicionamento
do banco
Representante
afirmou que a venda de produtos não está entre as atribuições exigidas pelo
banco aos caixas.
-
Áudioconferência
Reivindicação
Fim da prática
de realização de audioconferências com a finalidade de cobranças de metas.
- PAA
Conversão das
Agências de Conveniência em Posto de Atendimento Avançado
Reivindicação
Questionamento
sobre os empregos dos atuais funcionários e cobrança da garantia de manutenção;
Posicionamento
do banco
Representante
garantiu que não haverá demissões.
- Promoção de
função sem a devida remuneração
Funcionário
é promovido de cargo, porém não recebe a remuneração correspondente à nova
função.
Reivindicação
Funcionário só
deve assumir nova função após efetivação no cargo.
Posicionamento
do banco
Este tipo de
desvio de função constitui prática irregular e, portanto, não pode
acontecer.
- AGP –
Avaliação de Gerente Performance
Novo Critério
de Avaliação de funcionários (entrevista, teste de aptidão e Vendas)
Reivindicação
Questionamento
sobre a prática e uso para avaliar produtividade dos funcionários e para fins
de exigência de cumprimento de metas abusivas.
Posicionamento
do banco
Representante
explica que a avaliação constitui uma ferramenta para obter um “feedback
técnico e comportamental”, a fim de identificar as competências destes
funcionários e que não possui caráter punitivo.
- Cerceamento
de entrada de cliente na agência
Prática
realizada por alguns bancos ao selecionar quais tipos de pagamentos podem ou
não serem pagas nos caixas.
Reivindicação
Fim da prática
discriminatória e abusiva com o cliente e que compromete o futuro do emprego do
trabalhador bancário, demitido muitas vezes sob a alegação de haver efetivo
suficiente para dar conta da demanda - reduzida com a tecnologia e
encaminhamento de clientes para autoatendimento e até mesmo correspondentes
bancários.
Posicionamento
do banco