A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) em conjunto com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo – FETECSP, protocolaram na última sexta-feira (19) junto ao governo do Estado de São Paulo, o pedido de inclusão da categoria no Programa Estadual de Imunização (PEI), contra a COVID-19.
Somadas, as representações são responsáveis por
cerca de 185 mil trabalhadores.
O documento destacou a atividade bancária como essencial,
de acordo com o Decreto n° 10.282 de 20 de março de 2020, alterado pelo Decreto
n° 10.329 de 28 de abril de 2020, que regulamenta a Lei n° 13.979 de 6 de
fevereiro de 2020.
“Os bancários vem se expondo desde o início da
pandemia para atender clientes, usuários dos serviços e toda a sociedade, seja
em agências ou postos de atendimento. Somam-se uma série de serviços essenciais
prestados no decorrer da pandemia, como a abertura mesmo em períodos mais
críticos, a manutenção do relacionamento com o cliente por meio do teletrabalho
e o empenho durante o pagamento do auxílio emergencial", enfatiza Jeferson
Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato
Grosso do Sul.
Itens
pontuados
O ofício ressaltou a importância do trabalho dos bancários
em meio à pandemia, como a permanência dos atendimentos à sociedade, uma vez
que os governos municipais e estaduais incluíram a atividade bancária como
essencial. O documento protocolado ressaltou a relevância dos serviços
prestados pela categoria durante a pandemia, bem como a alta exposição dos
bancários, entre eles:
- A manutenção do funcionamento em todo o território
brasileiro por meio da prestação de serviço mesmo em um contexto de agravamento
do quadro de contaminação;
- O pagamento do auxílio emergencial
responsável pela movimentação da população nas agências bancárias, atividade
que expõe muitos trabalhadores, devido ao grande número de infectados pelo
COVID-19;
- A aglomeração de pessoas por meio de filas nos
autoatendimentos, bem como nos serviços de caixa e áreas de gerência e
negócios;
- A implantação do teletrabalho e a permanência das
atividades por meio de suporte técnico e prestação dos serviços bancários, com
excelência, aos clientes e a toda a sociedade.