O Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região tem recebido inúmeras dúvidas dos bancários (as), sobre qual tipo de teste deve realizar para detectar a presença do COVID-19 no organismo e os protocolos que devem seguir. Atualmente existem dois tipos de teste para detectar o vírus, o RT-PCR (Teste Molecular) e o Sorológico (Teste Rápido).
Segundo a Organização Mundial de Saúde, através do teste RT-PCR é possível detectar uma parte do SARS-CoV-2 presente no corpo, sem possibilidade de confundir o resultado com qualquer outro agente viral. Sua coleta é através do swab (cotonete) nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta), e o melhor momento dessa coleta é a partir do terceiro até o décimo dia de sintomas.
Já o exame de sorologia é capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG ou IgA e IgG no sangue, o resultado da testagem diz se o indivíduo já teve contato com o vírus do Covid-19 e se o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença. Porém, como o organismo começa a produzir anticorpos só depois que a infecção está instalada, o exame é recomendado a partir do 10º dia do início dos sintomas, ou seja, caso o resultado seja negativo não exclui a possibilidade da presença do vírus, e o médico pode solicitar exames complementares.
Orientamos que os Bancários (as) que estiverem com sintomas realizem os testes adequados conforme seu quadro clínico, informando ao laboratório o motivo que está realizando o exame, e se o teste é adequado para a sua situação.
Obs: Os Bancos possuem junto ao RH, um protocolo de atendimento e telemedicina para orientação dos procedimentos e dúvidas sobre COVID-19. Neste momento de calamidade pública, preservar a vida dos funcionários, clientes e usuários é essencial com a participação e responsabilidade de todos.