Desde o dia 26 de fevereiro, quando o Brasil teve confirmado
o primeiro caso de coronavírus, o Sindicato tem buscado junto aos
bancos soluções com o intuito de proteger a saúde e garantir a segurança dos
bancários e de toda a população. A categoria bancária é uma das poucas que têm
se reunido constantemente com os patrões e discutido medidas a serem tomadas
ante o avanço da pandemia no país.
No dia 28 de fevereiro, o Sindicato pediu
responsabilidade dos bancos e que também fossem seguidas todas as recomendações
e procedimentos orientados pela Vigilância Sanitária na
ocasião, no sentido de preservar a saúde dos bancários, principalmente a dos
lotados em locais com grande concentração de trabalhadores.
Em 12
de março, um dia após a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar
o status de pandemia mundial ao coronavírus, o Comando Nacional dos Bancários e
o Sindicato encaminharam um ofício à
Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) solicitando informações sobre quais
providências os bancos tomariam para prevenção ao novo coronavírus. Uma das
recomendações contidas no documento era a criação de um comitê bipartite para o
acompanhamento da pandemia. Os bancários também reivindicaram dos bancos, na
ocasião, ações voltadas para proteger os trabalhadores que estão em grupos de
riscos e recomendações após retorno de viagem internacional, com a permanência
em casa por 14 dias, no mínimo.
No dia 16
de março, após reunião com o Sindicato e o Comando, a Fenaban
aprovou a criação do comitê
bipartite, a implementação de comunicação preventiva, o reforço na higiene e
limpeza de todos os locais de trabalho e o cancelamento de
eventos, reuniões e treinamentos para os bancários, entre outras medidas.
Além das conversas com cada um dos bancos,
públicos e privados, o Sindicato também cobrou, no dia 18 de março, medidas do
Banco Central, entre elas o
contingenciamento do acesso às agências, com redução do horário de atendimento.
A solicitação foi atendida um
dia depois, e o BC autorizou os bancos a reduzirem horário (mas não determinou
qual seria o novo horário) e a contingenciarem a entrada.
Na segunda-feira 23, Sindicato e Fenaban se
reuniram novamente, desta vez para discutir uma das principais
reivindicações da categoria ante o avanço da pandemia: que o atendimento ao
público seja limitado apenas aos serviços essenciais, com contingenciamento de
pessoas nas agências e o fim das metas e das demissões.
Na terça-feira 24, o Itaú e o Santander informaram ao Comando
Nacional dos Bancários que acataram
a reivindicação e que não demitirão trabalhadores enquanto a
pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) não for dissipada.
“Diante de um momento tão grave e delicado como
este, os bancários novamente têm sido vanguarda em suas conquistas. Estamos,
inclusive, nos adiantando às medidas anunciadas pelas três esferas de governo
no sentido de proteger a saúde dos trabalhadores e de toda a população. Os
bancos, enquanto concessões públicas, têm obrigação de zelar pelo seu papel
social, e não a de permanecer com a sua sanha por lucros estratosféricos às
custas da saúde e de todo o esforço dos bancários, que estão se arriscando para
que a população tenha garantidos serviços essenciais”.
Pelo whatsApp, o Sindicato também vem atendendo às
demandas dos bancários, trabalhadores estão tirando suas dúvidas e fazendo
denúncias por mensagens privadas. Dentre as reivindicações da categoria, estão
o fechamento de agências, liberação de pais e mães que têm filhos pequenos e
daqueles que moram com familiares idosos. A principal preocupação é que, mesmo
com as medidas já conquistadas nas negociações do Sindicato com a Fenaban, como
o contingenciamento e o revezamento, os trabalhadores fiquem expostos no
trajeto casa-trabalho e nos atendimentos nas agências.
Desde o a segunda-feira 16 até a tarde desta terça-feira
31, atendemos a 52 bancários em mensagens privadas enviadas ao Sindicato via
whatsApp, com os mais diferentes tipos de relatos, dúvidas, denúncias, críticas
e sugestões.
O Sindicato dos Bancários está monitorando todos
os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo
atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu
banco não está cumprindo o acordado?
WhatsApp: (12) 98119.1129
Fale Conosco: http://www.bancariosgta.com.br/contato