O Santander liderou o ranking de reclamações processadas pelo Banco
Central contra grandes bancos e financeiras no primeiro trimestre de 2019. No
trimestre anterior, o BB liderava a relação. Bradesco e Caixa fecharam os três
primeiros meses deste ano na segunda e terceira posições, respectivamente.
O ranking é construÃdo com base em um indicador que leva em conta a
proporção entre queixas recebidas nos canais de atendimento da autoridade
monetária e consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. No
total, o BC recebeu 11.628 reclamações que foram consideradas procedentes no
primeiro trimestre, um aumento de 4,8% em relação ao trimestre anterior. O dado
inclui também as reclamações contra instituições de pequeno porte.
As principais queixas disseram respeito à oferta inadequada de
informações sobre produtos e serviços (2.094), irregularidades em operações e
serviços relacionados a cartões (1.277) e relacionadas a outros segmentos, como
problemas com débito automático, cobrança em duplicidade, etc (976). São
consideradas procedentes as queixas em que se verifica indÃcio de
descumprimento de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do
BC.
No primeiro trimestre, o Santander, com um total de 43,755 milhões de
clientes, teve 1.135 queixas consideradas procedentes, o que gera um Ãndice de
25,93. O Bradesco, recebeu 2.239 reclamações, para um universo de 95,881
milhões de clientes, com Ãndice de 23,35. A Caixa teve 2.121 reclamações, para
um total de 91,216 milhões de clientes, com Ãndice de 23,25.
Fonte: Valor Econômico