De acordo com uma
pesquisa de Harvard, há uma certa verdade por trás deste ditado: os
chefes/diretores importam muito mais para a satisfação de trabalho do empregado
do que qualquer outro fator que for medido.
Mas, então, o que faz de alguém um bom chefe, ou
melhor, um bom líder?
Veja abaixo 5 dicas para ser um excelente líder:
Dar
feedbacks construtivos
Quem nunca gostou de receber um comentário legal
após um longo trabalho cansativo?
Um feedback positivo é fundamental para incentivar
qualquer pessoa, e mais, reforçar que ela está indo na direção certa.
Já um feedback negativo, mas de forma educada, é
claro, pode orientar o funcionário a mudar o caminho, e fazer o que precisa ser
feito do jeito certo.
Ser
Justo
Esta dica não vale apenas para os líderes, mas para
todas as pessoas, de todas as idades, em qualquer etapa da vida. Ser justo é
saber ouvir os dois lados, tratar as pessoas de forma igualitária, e cuidar
para não ser influenciado com “fofocas”.
Ser
“Mais Humano”
Lembre-se de que você é uma pessoa igual a todas as
outras, e ninguém é melhor que ninguém. Então, é importante que os líderes sejam mais humanizados,
e se preocupem com o bem-estar de seus profissionais.
Valorize e trate bem as pessoas ao seu redor!
Felizmente a frieza na relação com os funcionários
perdeu espaço para uma liderança mais humana, ou seja, com menos autoridade e
mais parceria e sensibilidade com toda a equipe.
Ter
ética
A ética profissional é um dos critérios
mais importantes no mercado de trabalho. Ser ético é agir dentro
dos padrões convencionais, ter respeito, não prejudicar o próximo, e cumprir os
valores determinados pela sociedade em que se vive.
A conduta ética pode ajudar no andamento dos
processos internos, aumentar a produtividade e a realização de metas, além de
melhorar o clima organizacional e os relacionamentos interpessoais.
Ser
um Exemplo
Bons líderes também devem agir através de exemplos.
Não adianta pedir para os funcionários economizarem papel, por exemplo, se você
mesmo não faz isso. O ideal é estar junto, dar bons exemplos, ouvir de perto as
demandas dos empregados e agir de acordo com as diretrizes da empresa.
E você, tem ou é um bom
chefe?