PROCON AUTUA ITAÚ POR SE RECUSAR A RECEBER PAGAMENTO DE CONTA DE ÁGUA E LUZ

O Procon autuou 39 agências do banco Itaú por irregularidades no atendimento aos clientes. De acordo com o órgão, as agências se recusavam a receber o pagamento de contas básicas (como água e luz), autenticavam comprovante de pagamento eletrônico em documento diferente do boleto de cobrança e ultrapassavam o tempo máximo de espera na fila do atendimento.

O Procon disse que recebeu diversas denúncias de clientes insatisfeitos com os serviços prestados, e que a fiscalização confirmou as reclamações.

As vistorias aconteceram nos últimos dias 12 e 13 de março. Das 39 agências fiscalizadas, 37 foram notificadas por fazer a autenticação eletrônica em documento diferente do boleto de cobrança e 32 porque não recebiam o pagamento de contas de serviços essenciais.

Ainda segundo o Procon, oito agências excediam o tempo de espera na fila do atendimento exigido por lei (20 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas e depois dos feriados).

O banco tem um prazo de até 15 dias para apresentar sua defesa na diretoria jurídica do Procon. Se não, está sujeito a multa de até R$ 3 milhões.