O Procon autuou 39 agências do banco Itaú por irregularidades no
atendimento aos clientes. De acordo com o órgão, as agências se recusavam a
receber o pagamento de contas básicas (como água e luz), autenticavam
comprovante de pagamento eletrônico em documento diferente do boleto de
cobrança e ultrapassavam o tempo máximo de espera na fila do atendimento.
O Procon disse que recebeu diversas denúncias de clientes insatisfeitos
com os serviços prestados, e que a fiscalização confirmou as reclamações.
As vistorias aconteceram nos últimos dias 12 e 13 de março. Das 39
agências fiscalizadas, 37 foram notificadas por fazer a autenticação eletrônica
em documento diferente do boleto de cobrança e 32 porque não recebiam o
pagamento de contas de serviços essenciais.
Ainda segundo o Procon, oito agências excediam o tempo de espera na fila
do atendimento exigido por lei (20 minutos em dias normais e 30 minutos em
vésperas e depois dos feriados).
O banco tem um prazo de até 15 dias para apresentar sua defesa na
diretoria jurídica do Procon. Se não, está sujeito a multa de até R$ 3 milhões.