Diante das cerca de 30 denúncias de assédio moral,
recebidas da agência Prime do Bradesco de Itu, no final do mês de outubro, o
Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região tomou providências e agiu.
Investigou a veracidade das denúncias contra a gestora e seu triste e
estarrecedor teor. Chamou Luis Fernando Santos – Gerente Regional da Campinas
Oeste do banco Bradesco – para esclarecimentos, no dia 31 de outubro.
Mas a conversa não resolveu, levando o sindicato a fazer dois protestos na
agência, nos dias 7 e 14 de novembro, com faixas, folhetos e microfone, para
todos que estavam no banco ouvirem. Depois desses dois episódios, os
funcionários disseram que o clima no local melhorou um pouco e que a gestora
assediadora já não se reportava mais pessoalmente aos subordinados.
Menos mal, mas a situação precisava ser resolvida. Então, no dia 16 de
novembro, o RH do banco Bradesco entrou em contato com o Sindicato, para
elucidar os fatos das denúncias de assédio moral envolvendo a gestora da
referida agência.
Em conversa telefônica com o presidente do sindicato, Júlio César Machado, o RH
do banco se comprometeu a averiguar os fatos referentes ao caso e
posteriormente, decidir que medidas tomar. Segundo Júlio, o RH disse
desconhecer os fatos denunciados e por esse motivo iria investigar.
“Agora está nas mãos do banco resolver essa situação e eles estão investigando.
A essa altura já devem até ter confirmado os fatos e tomado uma decisão sobre o
que fazer. Porém, estamos às vésperas do fim de ano, onde tudo tende a ser mais
lento ou ter uma pausa. Então resta-nos aguardar e ter paciência, mas estamos
certos de que o banco fará o que for melhor para solucionar o problema”,
esclarece Júlio.